Prover alimentação para a população mundial é o desafio de uma economia e sociedade globalizada.
Na Fazenda Chapadão dos Sonhos, estamos preocupados em cuidar do futuro e do planeta. Em busca de suprir as necessidades de produção das próximas gerações e a manutenção do ecossistema, adotamos desde sempre as melhores práticas de cultivo. Queremos contribuir para a continuidade da vida em condições ideais e garantir a perpetuidade do mundo em sua melhor versão. Para isso, intensificamos o uso de produtos biológicos em nossas lavouras, que promovem melhor equilíbrio no ambiente e reduz consideravelmente o uso de produtos de origem química. A gama de produtos biológicos já empregados é grande e os resultados se mostram cada vez mais atraentes.
Outra técnica que utilizamos é a agricultura de precisão, para promover melhor uniformidade das áreas cultivadas, fazendo anualmente correções pontuais e elevando as médias de produção com as correções necessárias.
Temos, em área contínua, todos os requisitos ambientais preenchidos, como reserva legal, áreas de preservação permanente protegidas e o manejo correto das águas das chuvas.
Com práticas como essas, além de beneficiar o sistema de produção e o meio ambiente, também contribuímos para o desenvolvimento local, consumindo e produzindo insumos no comércio e indústrias da região.
ÁGUA
PRODUÇÃO
MEIO AMBIENTE
RENTABILIDADE
VIDA
O Soja Legal é uma iniciativa da Aprosoja, da qual somos associados, e nasceu com o propósito de melhorar a imagem da soja no Brasil e no mundo.
Está presente em 1,6 mil propriedades, perfazendo mais de 3,2
milhões de hectares, equivalente a cerca de 30 mil km2 com o selo do projeto, garantindo a sustentabilidade da produção.
Com isso, a produção está de acordo com as principais melhorias contínuas de compliance e é reconhecida pela Europa, China e pelo FAO.
O foco é mostrar que a soja é um produto sustentável e seguro para o consumo. Afinal, dos 66% de vegetação nativa protegida e preservada dentro do território brasileiro, 26% estão em propriedades rurais. E em Mato Grosso, de mais de 60% da área preservada, mais de 40% estão dentro das áreas produtivas, contribuindo com a biodiversidade e corredores ecológicos.
As melhorias promovidas pelo programa colaboram na governança das atividades produtivas, na conservação dos recursos naturais, no bem-estar social de trabalhadores, produtores rurais e comunidades locais e foca os elos da cadeia produtiva: produção, transformação, comercialização e conservação. Auxilia na redução, no gerenciamento e na logística reversa dos resíduos sólidos e contribui para o desenvolvimento da agricultura sustentável com a estratégia de melhoria contínua a longo prazo.
O Soja 3S é uma iniciativa da Cargill em parceria com o IBS (Instituto Biosistêmico). Tem como objetivo estruturar e executar as ações nas propriedades rurais que agregam sustentabilidade, leis locais e práticas de melhoria contínua que visam ajudar produtores a se adequarem à nova demanda mundial.
O projeto contempla a sensibilização de produtores, diagnóstico da situação das propriedades sob os princípios e critérios do programa 3S, plano de ação e acompanhamento para melhoria contínua das propriedades assistidas. Isso para todas as etapas de produção que devem contemplar princípios de uso sustentável da terra e boas práticas agrícolas, proteger o bem-estar do trabalhador e gerenciamento das emissões de gases de efeito estufa.
O programa já é referenciado e reconhecido como equivalente ao nível Prata da norma FSA (sigla em inglês para Avaliação de Sustentabilidade da Fazenda), pertencente à plataforma SAI (Sustainable Agriculture Initiative Platform). A FSA é uma ferramenta importante da indústria de alimentos e bebidas para impulsionar a sustentabilidade agrícola.
A Plataforma Produzindo Certo é parceira de muitos dos principais clientes da Fazenda Chapadão dos Sonhos, como Amaggi, ADM e Louis Dreyfus. O selo atesta o desempenho socioambiental e produtivo da fazenda e indica os principais pontos de melhoria com acompanhamento constante da evolução do processo. O programa forma um banco de dados digital que reúne o diagnóstico das fazendas, gera relatórios de desempenho atualizados e se conecta a sistemas georreferenciados para monitorar riscos críticos como desmatamento e embargos.
Conheça melhor o programa no site: www.produzindocerto.com.br